Login

Olá, faça o seu login.

Os Ingredientes

O que é malte.

O Malte de Cevada é um importante ingrediente da cerveja. É responsável pelo corpo, coloração, aroma e teor de álcool. A cevada é um cereal muito nutritivo capaz de converter amido em açúcar durante o processo de fabricação da cerveja (brasagem) graças às enzimas amilase presentes no próprio grão.

Um grão de cevada é chamado de malte depois de passar pelo processo de malteação. Nesse processo, a cevada e colocada em água para iniciar a germinação do grão. Quando a germinação começa a cevada é retirada da água e é iniciada a torra do malte. Cada maltearia tem o seu método de malteação próprio criando os diferentes estilos de malte.

É o diferente nível de torra que irá determinar a cor da cerveja que vai do amarelo claro passando pelo laranja, marrom e preto. E o desenvolvimento de sabores como toffee, caramelo, biscuit, chocolate, ameixa, café, baunilha, nozes, defumado e outros sabores únicos. Não tem e não deve ter nenhum corante.

Dois bigodes.

Existem 2 tipos de cevada que são utilizados o 2 row ou 2 bigodes e o 6 bigodes. O mais comum para uso em cerveja é o 2 row. O nome vem da quantidade de fios (bigodes) que saem do grão. Algumas cervejas costumam informar isso nos rótulos.

 

O que é corpo.

Mas o que é o corpo? Essa é uma percepção muito importante ao apreciar uma cerveja. Corpo é a densidade medida pela quantidade de açúcares fermentáveis e outros compostos que estão presentes na bebida e que dão sabor. Uma cerveja com um corpo alto preenche a boca, é mais pesada, tem muito sabor e percebe-se a presença do açúcar do malte normalmente doce. Ao contrário uma cerveja com corpo baixo é chamada de seca onde se percebe pouco o sabor doce do malte e torna a cerveja leve e refrescante. Não existe melhor ou pior, são estilos diferentes.

 

Taxas de densidade.

A densidade indica a quantidade de açúcar na bebida. Quanto maior a densidade mais distante da água é a cerveja. Usamos um densímetro para isso que mede a densidade do mosto comparando com a densidade da água. Densímetro é aquele instrumento que vemos nos postos de gasolina que mede a densidade do álcool e indica se o álcool combustível foi adulterado. Por exemplo a água a 20C° tem densidade 1,000 e um mosto de cerveja antes de ser fermentado tem densidade de 1,050. Ou seja, o mosto é mais denso que a água. Esse valor varia conforme a receita e esse dado é chamado de OG - Original Gravity  ou Densidade Original.

Depois que a fermentação ocorre, a levedura consome o açúcar e gera álcool que é menos denso que a água tornando a bebida menos densa ou mais seca. É quase impossível uma levedura consumir 100% do açúcar deixando a densidade final igual a 1,000. Normalmente a taxa de atenuação da fermentação é em 80%, ou seja, a levedura consome 80% do açúcar e deixa 20% do açúcar residual no mosto pra deixar a cerveja levemente doce. Mas varia conforme o perfil da levedura. Após a fermentação medimos novamente com o densímetro e temos a leitura 1,010. Esse dado é chamado de FG – Final Gravity ou Densidade Final.

A relação entre a Densidade Original e a Densidade Final irá determinar o teor de álcool. Um apreciador experiente usa essa informação para classificar o perfil da cerveja que está bebendo. Você pode saber como é a cerveja e o que esperar dela antes mesmo de beber apenas lendo as taxas de densidade.

Os estilos e a densidade.

Veja o resumo abaixo que informa o que esperar de uma cerveja conforme os dados de OG e FG:

·         OG 1,050 FG 1,014 – Estilo IPA - Uma cerveja forte com alto teor de álcool, corpo presente e um leve doce residual. O açúcar equilibra com o amargor.

·         OG 1,045 FG 1,009 – Estilo Session IPA – Uma variação da IPA conhecida como IPA leve que tem teor de álcool reduzido, mais leve que uma IPA e um pouco mais seca. Aqui o amargor é mais presente porque e cerveja é menos doce.

·         OG 1,080 FG 1,020 Estilo Russian Imperial Stout - Uma cerveja potente com teor de álcool muito alto > 10% e bastante doce residual essa cerveja é quase um almoço.

·         OG 1,040 FG 1,008Estilo Pilsener - Uma cerveja muito leve e seca e refrescante com baixo teor de álcool e quase nenhum doce residual.

 

Na próxima vez que degustar uma cerveja experimente refletir sobre as taxas de OG e FG, muitos rótulos de cerveja informam esses dados. Você não precisa ter um densímetro. Todos os rótulos da Overture informam OG e FG. Refletir sobre isso vai te fazer um bebedor muito mais experiente.

 

Compre Overture

Entrega para todo o Brasil.
Até 3x sem juros no cartão de crédito.

Continue lendo...