Login

Olá, faça o seu login.

Os Ingredientes

Happy Yeast.

A levedura ou yeast (em inglês) é um fungo. Tem vida própria e humor próprio. É muito sentimental e sensível. Só faz boas cervejas quando ela está feliz.

Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. É vivo mas não é considerado vegetal ou animal, é fungi. E é o organismo vivo mais abundante em todo o mundo ele está em todo lugar. Os fungos podem ser encontrados como cogumelos, bolor ou como estruturas unicelulares conhecidas como levedura. E o nome levedura vem do latim Levare e tem o sentido de fazer crescer. Pois se reproduzem rapidamente e aumentam o volume pela produção de CO2.

Na produção da cerveja a levedura é o ingrediente responsável por consumir o açúcar do malte disponível no mosto e converte-lo em álcool, CO2 e outros componentes que dão sabor a cerveja no processo conhecido como fermentação.

 

O quinto elemento.

Antes acreditava-se que a cerveja era feita com 5 elementos a água, o lúpulo, o malte, o cervejeiro e o quinto elemento misterioso que era desconhecido e as vezes considerado um elemento divino que determinava quem tinha ou não tinha o dom de fazer cerveja.

A cerveja era armazenada nos porões que estavam com o teto e paredes cheios de leveduras e fungos e deixavam lá até ficarem boas. As vezes dava certo e as vezes não. Era instável e um estilo de cerveja dependia exclusivamente do seu porão específico. Não era possível reproduzir uma receita em outra cidade porque dependia da levedura que estava naquele porão. Tornando a cerveja muito regional.

Hoje felizmente não precisamos mais depender das leveduras selvagens e temos uma variedade de cepas domesticadas para se produzir qualquer tipo de cerveja em qualquer lugar.

Os 2 tipos de levedura.

Basicamente no mundo das cervejas temos 2 tipos de levedura que são usadas comumente:

·         Saccharomyces Cerevisiae (Ale – Alta Fermentação).

·         Saccharomyces Pastorianus (Lager - Baixa Fermentação).

Quando falamos alta fermentação não significa que fermenta muito, significa que a levedura quando ativa fermenta no alto do fermentador. E baixa fermentação significa que a levedura fermenta na parte de baixo do fermentador.

Isso influencia diretamente o sabor pois quando a levedura fermenta no alto ela acaba realizando trocas gasosas com o ambiente desenvolvendo sabores frutados. No caso da baixa fermentação como a troca gasosa é reduzida a maior característica é o sabor do próprio malte.

 

 

Continue lendo...